Os Bichos

on domingo, 25 de maio de 2008

Grandes mamíferos vivem no chão da floresta, como o Caitetu, a capivara e a anta. Estes animais são herbívoros e vasculham o solo à procura de alimento.
A mata tropical possui o maior número de insetos do mundo. Eles estão por toda parte: no chão, nos troncos e galhos no ar, embaixo da terra ou dentro das árvores. Existem centenas de milhares de espécies conhecidas e outras que ainda nem conhecemos.
Neste micro universo, as formigas desempenham um papel muito importante: elas cultivam a floresta, trabalhando em favor do enriquecimento da mata. Há mais formigas na Amazônia do que a soma de todos os outros animais vertebrados juntos, e há mais espécies de formigas em uma só árvore da Floresta Amazônica do que em toda a Inglaterra. Além de numerosas, elas são agentes fundamentais na distribuição das sementes, carregando-as do pé das árvores-mãe até o formigueiro. No caminho parte delas se perde, ganhando novas chances de nascer e crescer. Entretanto, algumas destas formigas também são capazes de verdadeiras devastações, como é o caso das formigas-correição, que não tem ninho fixo e são muito agressivas.

No Xamanismo, o praticante entra em contato com a energia animal, ou melhor, com o símbolo animal, que está profundamente gravado no inconsciente coletivo da humanidade, com o intuito de adquirir conhecimento, força e sabedoria.
No dia-a-dia, o poder dos animais está diante de nossos olhos, sempre nos estimulando. No filme “Tarzan, o Homem Macaco” a energia do bem luta contra seus inimigos ferozes, “Os Homens Leopardos” - há símbolos e energia dos animais nos estimulando. E não podemos esquecer de “Batman, o Homem Morcego” e do sucesso do momento, “O Homem-Aranha”.
Até quando assistimos ao desenho “Rei Leão” recebemos uma série de estímulos e ensinamentos
O princípio do `animal de poder` é o mesmo do uso das rosas vermelhas para atrair amor e da fonte d`água para atrair prosperidade.
O xamanismo não é considerado um tipo de religião e sim, uma crença cujo principal objetivo é a busca interiorO xamanismo não é um crença unificada, está presente em diversas culturas.
O xamanismo trabalha com profundo respeito às forças da natureza, com rituais vividos por qualquer tipo de pessoa, envolvendo cristais, fogo, água, metal, madeira. É um conceito de vida que busca no autoconhecimento a chave para o equilíbrio do ser.